Acessibilidade

Acessibilidade na web

Implantar acessibilidade na web é garantir às pessoas com algum tipo de deficiência a possibilidade de acesso, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas, aos sistemas de tecnologia da informação e comunicação, seja na internet ou em uma intranet. Assim estas pessoas podem perceber, entender, navegar, interagir e contribuir para a web.

Modelos de acessibilidade na web

O Portal da SJRJ  segue as recomendações do Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico. O modelo consiste em um conjunto de recomendações para a implementação padronizada de acessibilidade em portais do governo brasileiro.

Existe também o padrão internacional do W3C, que é o Web Content Accessibility Guidelines (WCAG) 2.0. O modelo do Governo Eletrônico leva em consideração estes padrões.

Conversão de textos em Libras ou em voz

Desde setembro de 2017 está instalado, a princípio em fase de testes, o Rybená Web, que traduz de forma imediata textos do português para a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e converte português escrito para voz falada no Brasil.

Basta clicar em um dos ícones que aparecem na lateral esquerda da página (as mãos para tradução em Libras, e o rosto para tradução em voz):

ìcones de leitura em Libras ou voz
Uma janela com uma personagem aparecerá, e pedirá para selecionar o texto a ser traduzido na página. Basta fazer a seleção e a personagem iniciará a tradução. Caso tenha selecionado a tradução em voz, certifique-se de que os alto-falantes de seu computador estão ligados.

A solução Rybená web oferece aos surdos, deficientes visuais parciais, pessoas com deficiências intelectuais, analfabetos funcionais, idosos, disléxicos e outras pessoas com dificuldade de leitura e de compreensão de textos, a possibilidade do entendimento dos textos das páginas da Web, de forma não tutelada, ou seja, sem ajuda de terceiros.

Navegação

Na parte superior do portal existe uma barra de acessibilidade onde se encontra atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste. Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.

Os atalhos padrões do governo federal são:

Teclando-se Alt + 1 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao começo do conteúdo principal da página.

Teclando-se Alt + 2 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao início do menu principal.

Teclando-se Alt + 3 em qualquer página do portal, chega-se diretamente em sua busca interna.

No caso do Firefox, em vez de Alt + número, tecle simultaneamente Alt + Shift + número.

Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt + Shift + número, tecle simultaneamente Ctrl + Alt + número.

No Opera, as teclas são Shift + Escape + número. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.

Aplicativos gratuitos para download

NVDA (leitor de tela para Windows): Download em http://www.nvda.pt/. Mais informações em http://www.bengalalegal.com/nvda

VLibras (tradução para linguagem Libras): http://vlibras.gov.br/

Legislação

Acessibilidade é um direito do cidadão, garantido por lei. O Brasil conta com uma ampla legislação sobre o assunto. Consulte toda a legisltação no portal do Governo Eletrônico.

Normas específicas do Poder Judiciário:

Ato normativo: Recomendação 27 de 16/12/2009 (Alterado pela Recomendação nº48 de 11/03/2014)

Fontes

Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (13.146/2015)

Cartilha Acessibilidade na web - W3C Brasil

Rybená web

Página do e-MAG, em http://www.governoeletronico.gov.br/eixos-de-atuacao/governo/acessibilidade

CNJ: Recomendação Nº 27 de 16/12/2009 e Resolução 230/2016

Símbolo de acessibilidade utilizado em nosso site

Símbolo de acessibilidade da ONU

 

<< Voltar