Presidente do TRF da 2ª Região lança logomarca comemorativa dos 50 anos de reinstalação da JFRJ

O presidente do TRF2, desembargador federal André Fontes, e a diretora do Foro da SJRJ, juíza federal Helena Elias Pinto no lançamento da logomarca
O presidente do TRF2, desembargador federal André Fontes, e a diretora do Foro da SJRJ, juíza federal Helena Elias Pinto, lançam a logomarca dos 50 anos da Justiça Federal

O presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, desembargador federal André Fontes, fez o lançamento oficial da logomarca comemorativa dos 50 anos de reinstalação da JFRJ na tarde desta quarta-feira, dia 7 de junho, no gabinete da Presidência. O presidente fez o lançamento ao lado da diretora do Foro da Justiça Federal do Rio de Janeiro, juíza federal Helena Elias Pinto, com a presença da diretoria da Secretaria Geral da JFRJ, Patrícia Longhi, e de servidores das duas instituições.

A Justiça Federal foi instituída em 1890, logo após a proclamação da República, mas foi extinta pelo Estado Novo em 1937. O governo militar recriou a instituição com o Ato Institucional nº 2, de 27/10/1965. No ano seguinte, a Lei nº 5.010/1966 organizou a Justiça Federal de Primeiro Grau. As sessões judiciárias dos estados do Rio de Janeiro e da Guanabara foram reinstaladas em outubro de 1967.

A Lei nº 5.010/66 criou cinco varas federais na Justiça Federal da Guanabara e uma na Justiça Federal do Estado do Rio de Janeiro. O Estado da Guanabara existiu de 1960 a 1975, com a extinção desta unidade da Federação, as duas seccionais foram unificadas em uma única seccional, a Justiça Federal do Rio de Janeiro.

A partir de hoje e ao longo de todo o ano, a Justiça Federal do Rio de Janeiro vai exibir no cabeçalho do sítio da instituição na internet a logomarca comemorativa dos 50 anos de reinstalação. O sítio também vai disponibilizar um banner na página principal com informações sobre a história e as ações relativas ao jubileu.

 

 

<< Voltar